Disputa no AliExpress: 4 dicas de como e quando abrir

Conheça motivos pelos quais você deve abrir disputa no AliExpress e evite ter dor de cabeça com sua compra ou perder seu dinheiro.

O AliExpress é um dos sites preferidos dos brasileiros. Motivos não faltam para essa preterição, uma vez que é um dos portais de compras online que mais oferece produtos com preços que são de fazer qualquer um ficar surpreso, de boca aberta, literalmente.

Mas, infelizmente, nem tudo é como desejamos, e pode acontecer de você precisar abrir disputa no AliExpress, processo recomendado diante de algumas situações, como: não receber o produto; o produto não apresenta as características descritas no anúncio; o produto não funciona corretamente; o produto veio em quantidade incorreta; a caixa do produto veio vazia.

Caso esteja vivendo alguma das situações destacadas e precise abrir disputa, conheça, a seguir, três dicas que vão te ajudar nesse processo!

1. Abra disputa quando seu código de rastreio não funcionar

Essa é uma dica básica para quem compra no site AliExpress. Então, na agonia de receber o produto que comprou, os clientes ficam impacientes, querendo saber onde se encontra a sua mercadoria e, aí, resolvem abrir disputa para receber o código de rastreio “correto”, acreditando que ela não chegará, porque já testou várias vezes e nada.

O ideal é esperar pelo menos três semanas para testar o código de rastreio, porque, geralmente, os correios levam um tempo para realizar a atualização em seu sistema. Caso espere esse tempo e o código de rastreio não funcione, mande uma mensagem para o vendedor e peça para que ele verifique o código.

2. Antes de abrir disputa, sempre tente conversar com o vendedor

Muitas vezes o vendedor não sabe o que está se passando. Por isso, se enfrentar algumas das situações que destacamos, busque, primeiro, conversar com ele, apresentando o problema e exigindo uma solução urgente.

É o caso, por exemplo, de o produto enviado não apresentar as características descritas no anúncio. Nesse caso, pode ter ocorrido de o vendedor enviar a mercadoria errada ou outra parecida por engano. Assim, conversar com ele pode reduzir o tempo para resolver o problema. Isso, é claro, caso deseje muito ter o produto. Se não deseja, o caminho é abrir disputa para ter o reembolso do valor pago.

3. prazo para a disputa no AliExpress

Uma compra no AliExpress é acompanhada de um período de segurança, que pode durar meses, a depender do prazo de entrega estabelecido pelo vendedor. Em geral, de dois a três meses. No entanto, nem sempre o vendedor conhece a realidade de outros países, como é o caso do Brasil, que conta com um Correios que tem a tradição de atrasar entregas.

4. Abra disputa para compras canceladas

O que está se tornando comum, são compras realizadas no AliExpress acabarem sendo canceladas. Isso pode ocorrer por algumas razões; denúncia de outros compradores sobre o produto em questão, vendedor não retirou o anúncio após acabar o estoque ou até mesmo o vendedor não ter enviado informações do envio do produto em tempo hábil, são alguns dos principais motivos.

O que fazer quando isso acontece? Geralmente, o valor é reembolsado, mas as vezes pode não acontecer, e por essa razão você terá que abrir uma disputa.

Ciente disso, fique ligado (a) no prazo de segurança e, caso ele esteja perto de se esgotar e a sua mercadoria não tenha sido entregue, solicite mais um período de segurança, porque, caso o prazo de segurança se esgote sem que tenha recebido a mercadoria, você não pode abrir disputa (ou seja, receber seu dinheiro de volta). Nessa situação, é torcer para que o produto seja entregue.

Gostou das dicas que elencamos? Se ainda ficou com dúvida em relação ao processo de disputa no AliExpress, visite o nosso site e tenha acesso a mais informações.

Qual foi a utilidade deste post?

Clique em uma estrela para classificá-la!

Classificação média 0 / 5. Contagem de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.