Se você já comprou algum produto da China, provavelmente deve ter se deparado com uma espera que pode chegar a vários meses antes da entrega.
Se mesmo a distância geográfica entre o Brasil e o país asiático pode ser contornada através dos aviões de carga, fica a pergunta: afinal, por que compras realizadas na China demoram para chegar?
A resposta, na verdade, depende de uma combinação de fatores, que passa pela modalidade de envio, a forma de transporte, a agilidade na inspeção nos Centros de Tratamento dos Correios e a própria logística de entrega no território nacional.
Segundo dados apresentados em 2018 pelos Correios, aproximadamente 80% dos pacotes que chegam ao Brasil vêm da China.
Abaixo você pode conhecer um pouco melhor sobre como funciona o trajeto dos produtos asiáticos desde a compra até a entrega.
Fretes menores, prazos maiores
Grande parte dos produtos vindos da China oferecem fretes a preços baixos, ou mesmo entrega grátis, e são chamados de Pequenas Encomendas Simples ou Pequenas Encomendas Registradas.
Em contrapartida ao custo está o prazo de entrega, que gira em torno de 20 a 60 dias, podendo ser ainda maior dependendo dos trâmites na chegada ao Brasil.
Segundo os Correios, aproximadamente 95% das encomendas internacionais chegam ao Brasil através dessas modalidades mais econômicas.
Existem, ainda, modalidades de entregas mais rápidas, mas que possuem um preço muito maior, valendo a pena apenas em encomendas com grande urgência.
A diferença entre a Pequena Encomenda Simples e a Pequena Encomenda Registrada é que na primeira não há qualquer tipo de opção de rastreio, enquanto na segunda o consumidor possui um código de rastreamento, mas que só aponta a data da chegada no Brasil e a da entrega ao destinatário.
Ainda na China, outro ponto relevante está no transporte da mercadoria até o Brasil.
A grande maioria das encomendas são transportadas via avião, enquanto uma minoria chega através de navios.
Mesmo as encomendas que vêm de avião, no entanto, podem demorar entre uma e três semanas para chegarem ao Brasil.
Isso porque é comum que os aviões realizem escalas em diversos lugares antes de aterrissarem em território brasileiro.
Triagem no Brasil
A etapa que pode ser a mais demorada está no Centro de Tratamento Internacional dos Correios.
O Brasil possui três centros: São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, sendo que o da capital paranaense é responsável pelas Pequenas Encomendas Simples e Registradas.
Nos Centros de Tratamentos, todos os produtos passam pelo equipamento de raio X e são submetidos a inspeções da Receita Federal. No local, ainda atuam outros órgãos de controle, como Polícia Federal, Exército e ANVISA.
Segundo dados dos Correios, Centro de Tratamento Internacional de Curitiba chegou a receber 300 mil encomendas por dia em 2018.
Diante de todo esse volume, o processo pode ficar sobrecarregado em determinadas épocas, contribuindo para os atrasos nas entregas.
Após todas as inspeções do Centro de Tratamento Internacional, o produto, finalmente, é enviado até o comprador.
Nessa última etapa ainda são necessários mais alguns dias para que o produto seja recolhido e transportado até o endereço de entrega.
Gostou de saber um pouco mais sobre o processo de entrega de um produto internacional vindo da China?
Acesse também para conferir produtos com descontos incríveis.
Qual foi a utilidade deste post?
Clique em uma estrela para classificá-la!
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.