Já conhece a nova extensão para economizar no AliExpress ? Baixar
O fim do e-Sedex vai tornar suas compras mais caras?

O fim do e-Sedex vai tornar suas compras mais caras?

Correios têm acumula prejuízo nos últimos anos, com rombos de R$ 4 bilhões só nos últimos dois anos!

Como eu comentei no facebook, o e-Sedex foi criado no intuito de acelerar a economia aproveitando o ritmo frenético de importações e aberturas de lojas virtuais, oferecendo um serviço de entrega rápido e com um preço em conta.

Entretanto, a corrupção na estatal foi suficiente para, mais uma vez, estragar tudo e estragar os planos de muita gente. Já que boa parte dos empreendedores não conta com um serviço logístico para enviar suas encomendas, como lojas  de grande porte costumam fazer.

O PAC será a opção mais econômica de envio, o que sinceramente eu não acho tão ruim, porém, quanto mais distante, maior será a “aventura” e o risco da sua encomenda acabar extraviando. Vale lembrar que no caso de extravio, a encomenda só é responsabilidade do comprador quando ele recebe o produto, durante o trajeto é de total responsabilidade do vendedor, inclusive pedir ressarcimento do prejuízo!

Como isso afeta as compras internacionais?

Não afeta, já que no caso de compras internacionais, geralmente as opções de envio rápido é por empresas privadas, que são mais caras principalmente porque no Brasil os Correios tem o monopólio. Geralmente o serviço de envio rápido nos sites internacionais é o EMS, que nada mais é que o Sedex internacional dos Correios.

EMS pode ser até barato em comparação com outras empresas, mas muitas pessoas que utilizam o serviço, para receber ou enviar, tem reclamações do tempo de entrega e inclusive de extravios.

Mas finalizando, para quem em 2015 estava falando sobre armazéns em Miami e Hong Kong, a corrupção está tornando difícil entregar encomendas dentro do próprio território. Para evitar a privatização o atualmente presidente disse esta estudando a possibilidade de demitir os funcionários, que são concursados.

A privatização dos Correios

Segundo o nosso atual ministro de Ciências e Tecnologia, Gilberto Kassab, embora formado em Engenharia Civil e Economia, na minha opinião é claro, acho que não tem muito haver com o cargo que ocupa, disse que os Correios corre contra o tempo para evitar a privatização. A privatização pode ser boa sim, já que em tese, o governo cobraria um valor que cobrisse as dívidas da empresa, visando os seus funcionários, e de quebra arrecadar mais uma grana aos cofres públicos….Bom isso em tese!

Mas como as coisas funcionam de forma diferente nesse nosso “Brasilzão brasileiro”, é capaz de venderem um valor tão baixo que não terá lucros, alguém vai receber uma grana por “baixo dos panos”, e os funcionários que provavelmente serão demitidos e entrarão numa saga judiciária para garantir os direitos de uma indenização. O novo “Correios” muito provavelmente será divididos em outras companhias, com compradores diferentes é claro, entretanto o mercado continuará fechado para novas empresas, principalmente para ter o monopólio e os novos compradores conseguirem um retorno rápido do dinheiro investido, isso se não usarem um “empréstimo” do BNDS, banco estatal comprando empresa estatal!

Enfim pessoal, vale lembrar que isso é a minha opinião, não sou especialista em nada então se eu falei alguma besteira, por favor desconsidere. Mas sinta-se à vontade para comentar também a sua opinião.

Não esqueça de deixar o seu Curtir!

 
GearBest.com INT