Unidade de Tratamento Internacional de Curitiba

Em trânsito para a Unidade de Tratamento Internacional de Curitiba

Você deve estar muito familiarizado com essa frase né? “Unidade de tratamento internacional – Brasil” e “Conferindo recebido no Brasil” são frases que indicam que sua encomenda está em solo nacional e está passando por uma triagem da Receita Federal, antes de ser destinado ao seu estado e posteriormente, para sua casa.

Nessa área as encomendas podem sair de lá sem imposto, confiscadas ou tributadas. Dependendo do que você comprar, órgãos como Exército, ANVISA entre outras podem solicitar informações complementares do comprador para que sejam liberadas de lá.

As melhores formas de rastrear suas encomendas.

O que é proíbido importar

Caso você compre receptores de TV, drogas, armas, produtos falsificados, sua encomenda será confiscada. No caso de armas, mesmo que você compre uma réplica, pode ter grandes chances de ser confiscado.

Quando a encomenda sai da Unidade de Tratamento Internacional de Curitiba, ela irá para o CTCI (Centro de Tratamento dos Correios Internacional) mais próxima. E nesse centro será feito a analise para tributação da mercadoria.

Leia mais sobre os Impostos de Importação.

Exemplo de rastreamento dos sites dos Correios

Para: Avaliação – Anvisa / BR

O rastreamento acima mostra um pacote vindo dos Estados Unidos na modalidade USPS First Class, no passado esse tipo de encomenda não teria rastreamento, mas recentemente os pacotes enviados para o Brasil nesta modalidade estão com rastreamento.

O pacote acima continha um item que foi considerado cabível de análise pela Anvisa, e é isso que aparece no rastreamento acima na linha Para: Avaliação – Anvisa / BR .

O produto era um dilatador nasal e logo foi liberado pela Anvisa sem maiores problemas. Muitas mercadorias são enviadas para Anvisa quando contém itens referentes a saúde humana como cosméticos e outros produtos equivalentes.

Encaminhado para: RFB – TRIBUTADO-EMISSÃO NOTA TRIBUTACAO / BR

No caso de aparecer no seu rastreamento “Encaminhado para: RFB – TRIBUTADO-EMISSÃO NOTA TRIBUTACAO / BR” você terá que pagar os impostos referentes a importação da mercadoria.

Em trânsito para TRIBUTADO – EMISSAO DSI

Significa que sua encomenda vale ou foi avaliada com valor acima de 500 dólares, neste caso será necessário utilizar os serviços do Importa Fácil dos Correios e providenciar uma DSI.

Problemas com seu pacote como proceder

Pacote “parado” na Unidade de Tratamento Internacional:

Peça um PI (Pedido de Informação) nos correios.

Contato telefônico : 0800-725-7282 ou 3003-0100.

Contato via e-mail : [email protected]

Ouvidoria da Secretaria da Fazenda.

Recomendo que você utilize os canais acima somente em casos extremos, como mais de 1 mês com pacotes sem sair do lugar, fora isso o jeito é aguardar pois a nossa alfândega é lenta .

Onde estão os CTCI?

Exitem três unidades no Brasil:

São Paulo:

Recebe as encomendas expressas tipo EMS , se incluem aqui o USPS Express
Rua Mergenthaler, 598 – bloco III – 5º andar
Vila Leopoldina-SP
São Paulo -SP-Brasil
05960-960
Telefones:
11-4313-8431
11-4313-9898
11-4313-9944 (Anvisa)
e-mail: [email protected]

Rio de Janeiro:

Recebe encomendas não expressas acima de 1 KG (fretes como USPS Priority)
Ponta do Galeão, S/Nº, 1º andar
Galeão – Ilha do Governador
Rio de Janeiro – RJ/Brasil
21-3398-7181
21-3398-7183

Paraná:

Recebe encomendas leves de fretes não expressos
Av. Rocha Pombo, S/Nº, Bairro Águas Belas
Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional Afonso Pena
São José dos Pinhais – PR/Brasil
83010-900
Telefones:
41-3381-1891
41-3381-1892

  • Olá, tenho uma pequena dúvida, já faz um bom tempo que minha encomenda está com o seguinte status: “Em trânsito para RFB – Liberado sem Tributação – /BR” é minha primeira compra no Aliexpress, e já estou ficando preocupada, pois já faz um mês.
    Essa demora é normal? Depois que saí da RFB será encaminhado para meu estado e posteriormente para minha residência? Desculpa tantas perguntas, mas como já disse essa é a minha primeira compra. Por favor me responda.
    Grata!

    View Comment
    • Olá Thayane, por incrível que pareça essa demora é normal sim, mas é importante você ficar atenta ao prazo de proteção no aliexpress, aquele prazo regressivo, ele é sua garantia de devolução se caso algo der errado.

      View Comment
  • Muito obrigada!
    Agora está com o seguinte status “CEINT CURITIBA – CURITIBA/PR-Encaminhado”
    Significa que está sendo encaminhado para meu estado?

    View Comment
    • Sim, a próxima alteração que aparecer, será indicando que ele está em alguma agência da sua cidade.

      View Comment
  • Rosangela Moura

    Olá, você poderia me esclarecer a partir de qual valor é tributado mercadoria do Aliexpress para o Brasil.

    View Comment
  • Keiser Germano

    Bom dia. Primeiramente muito obrigado pelo artigo, foi bastante informativo. Eu estou com uma encomenda que pelo rastreio do AliExpress está com a seguinte informação “[CURITIBA / PR] Objeto encaminhado, de Unidade de Logística Integrada em CURITIBA / PR para Unidade Administrativa em RFB – Liberado sem Tributação / BR”. Só que ele está nessa informação desde o dia 22/02/2017. Você sabe me dizer o que aconteceu? Obrigado!

    View Comment
    • Olá Keiser, eu não sei de todas as siglas utilizada por eles. Porém, sobre o tempo que permanece sem movimentação é normal, em algum momento ele será atualizado dizendo que está já no seu bairro indo para entrega, como também pode ocorrer de você recebe-lo na sua casa e a informação permanecer a mesma.

      View Comment
      • Keiser Germano

        Tudo bem! Obrigado mais uma vez!

        View Comment
  • Rosy

    Estou com uma encomenda liberada sem tributação desde 23/01/2017 e até agora não recebi minha encomenda já abri um Pi e nao adiantou nada código de rastreamento diz q está liberada sem tributação mas não recebi ainda

    View Comment
  • Yasmani Caro Rios

    Bom tarde, muito obrigado pelo artigo. Estou com duas encomendas que pelo rastreio do AliExpress e pelo aplicativo SRO Mobile Correio
    estao com a seguinte informação “[CURITIBA / PR] Objeto encaminhado, de
    Unidade de Logística Integrada em CURITIBA / PR para Unidade
    Administrativa em RFB – Liberado sem Tributação / BR”. Só que ele está
    nessa informação desde o dia 13/01/2017 e 20/01/2017. Eu ja foi ao correio perto de casa e eles me falaram que ainda nao receberam o produto. Você sabe me dizer o que
    aconteceu? O que posso fazer. Obrigado!

    View Comment
    • Adriano V.i

      Abra um pedido de informação nos correios

      View Comment
    • Vuoto Vuoto

      Os correios no Brasil estão em greve! A culpa não é do site ail Express, eu tb comprei e não recebi e sóhoje 27/04/2017 fiquei sabendo que os correios estã ha uma semana em greve.

      View Comment
  • raianne

    Eu fiz minhas compras no final dezembro 2016 e ate hoje dia 25-04-2017 minha 5 encomendas não chegaram. Já mandei varias reclamações e nada

    View Comment
    • Vuoto Vuoto

      Os correios no Brasil estão em greve!

      View Comment
      • raianne

        Dês de quanto tempo, ele s estão em greve

        View Comment
    • Ricardo Viana

      Eh Raiane, o negócio está feio nos correios. Não sei se voce tomou conhecimento mas arrombaram o correio do Brasil. A rede globo não fala no assunto. Isso foi lá pelo meio do ano passado. Roubaram 6.000.000.000 (seis bilhões de reais) do fundo de pensão dos funcionários do correio do Brasil. Se as coisas já estavam ruins antes disso, (hum ano atrás) quando já chegava cerca de 2.000.000 (dois milhões) de encomendas vindas de fora (China/USA/Asia?etc.;.), quando tinham só 3 (três), isso mesmo, três oficias da receita na triagem, imagina agora que o Moro recrutou todo mundo pra correr atrás dos bandidos lá em Curitiba. Isso mesmo, não tem ninguém trabalhando na alfândega brasileira não. Uma parte está de greve por não receber salários, outra parte quer aumento, outra parte ainda quer sair e a parte que libera as encomendas está em diligências e executando mandados de busca-apreensão por aí… Quanto a nós que (ou compramos) ou ganhamos nossos presentes de fim de ano e coisa e tal, vamos ter que esperar a crise passar. e pelo jeito a alfândega só vai atender àqueles com um mandado judicial na mão em busca de sua encomenda

      View Comment
      • raianne

        serio, não to acreditando. Que absurdo, eu to vendo que minhas coisas não vâo chegar nunca.. pelo menos gastei só 30 reais mais mesmo assim é chato, poís dinheiro tá muito dificil

        View Comment
  • Pingback: Tabela de tamanhos e medidas da para sites chineses()